O rosto é o nosso cartão de visitas, desta forma, cuidar de sua aparência é essencial. Por isso a perda do contorno facial é um problema comum à medida em que o tempo passa. Isso pode acontecer em decorrência do envelhecimento e flacidez da pele, ganho ou perda de peso e até pela perda do volume de certas regiões da face. Independentemente da causa, o resultado pode ser uma aparência cansada, doente ou envelhecida.
Porém, com orientação médica você pode recuperar o contorno da face através de tratamentos modernos e pouco invasivos. Quer saber quais são eles? Veja a seguir:
Recupere o contorno facial
Antes de tudo, é preciso esclarecer que a perda do contorno facial pode acontecer em qualquer pessoa. Isso porquê, além do envelhecimento e de questões genéticas, a excessiva exposição ao Sol é um fator importante na mudança estrutural do contorno da face.
Há alguns anos, a única forma de reverter esse problema era com o emprego de procedimentos cirúrgicos. Porém, as pesquisas em medicina avançaram, e atualmente existem alternativas não cirúrgicas para casos específicos. Além disso, esses métodos modernos apresentam resultados equivalentes aos tratamentos com o bisturi e têm sido preferidos pelos pacientes.
Assim, a recuperação do contorno facial pode ser feita com uso de técnicas simples e substâncias específicas. Contudo, para o sucesso do tratamento elas devem ser indicadas caso a caso pelo médico responsável.
Na maioria dos casos, os materiais utilizados são os bioestimuladores, assim chamados por estimularem a formação de colágeno, além de promoverem hidratação e renovação tecidual. Alguns exemplos são o ácido hialurônico, ácido polilático, hidroxiapatita e etc.
Para essas substâncias restabelecerem o contorno facial e estimularem a formação de colágeno adequadamente, elas precisam ser usadas corretamente. Desta forma, são depositadas em profundidades específicas da pele, e nas regiões corretas da face. Isso garante a eficiência do tratamento, com resultados estéticos, duradouros e satisfatórios.
A periodicidade do tratamento, a substância e sua quantidade adequada, bem como a técnica de deposição na pele são individualmente indicados para cada paciente. Para isso, a avaliação médica considera o nível de perda do contorno facial, de flacidez e o tipo de pele. Desta forma, os focos são os objetivos e os diferenciais encontrados em cada pessoa.
Finalmente, para potencializar os resultados, o paciente deve ter alimentação e hidratação apropriados, praticar atividade física e usar protetor solar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Betim!